Cuidador de idosos
O espaço para esta profissão tão honrosa de Cuidador de idoso, vem crescendo muito no Brasil, já que as pessoas estão vivendo cada vez mais.
Em contrapartida, também estamos trabalhando mais, e com isso os filhos, genros, noras ou netos destes idosos, consequentemente não tem tempo para ficar integralmente com os idosos. Acima de tudo é preciso que nossos idosos sejam bem cuidados e não somente com os cuidados básicos. Ao mesmo tempo, também na parte psicológica, fazendo companhia, conversando e interagindo.
É aqui que a Vovô Help entra, em síntese, dando todo o suporte necessário ao paciente. Em resumo, temos profissionais treinados e capacitados para cuidar do idoso. Cuidar também é perceber a outra pessoa como ela é, como se mostra, seus gestos e falas, suas dores e limitações. O cuidador de idoso, antes de tudo, tem condições de prestar o cuidado de forma individualizada, através da sua capacitação, criatividade e conhecimento profissional, levando sempre em consideração as particularidades e necessidades do idoso.
Quais as principais funções do cuidador de idosos?
• Cuidados com a higiene pessoal do idoso
Primeiramente, isso inclui ajudar com banhos, troca de fraldas, auxilio ao escovar os dentes, cortar unhas, entre outros. Por certo se o idoso está em uma situação menos dependente, o cuidador de idoso deve incentivá-lo a realizar algumas atividades sozinho, para que se sintam cada vez mais estimulados e independentes.
• Ser uma companhia agradável ao idoso
Em resumo, é necessário que o idoso tenha dias agradáveis nesta fase da vida. Por exemplo podemos incluir caminhadas, banho de sol, conversas, jogos de tabuleiro nas atividades diárias. E acima de tudo, o cuidador auxiliará com o que mais o idoso desejar e puder fazer. Isso não quer dizer que o cuidador de idoso fará todas as vontades dele, mas que contribuirá para que o seu dia passe de forma alegre e confortável, sempre dentro dos limites que ele possa fazer.
• Colaborar no cuidado da saúde do idoso
Do mesmo modo, o cuidador é responsável por ministrar os remédios nos horários e quantidades corretas. E por consequência ele verifica, portanto, o estoque de medicamentos e de material para curativos. Em resumo ele precisa verificar se os medicamentos estão fazendo efeito, se ele tem dores, além de acompanha-lo em consultas médicas e exames.
• Auxiliar o idoso em atividades domesticas
O cuidador de idoso está ali para auxiliar o idoso nas atividades cotidianas, como por exemplo cozinhar, escolher suas roupas, manter as coisas organizadas. Mesmo em virtude disso, ele não se torna um faz tudo para a casa. Na contratação do cuidador será esclarecido todas as funções do mesmo, para que não haja problemas posteriores.
Neste ínterim, é necessário reforçar que apesar da presença do cuidador, o idoso precisa da família ao seu lado. Nada melhor que o relacionamento com filhos, netos e amigos para se sentir querido e cuidado por todos.
A princípio o cuidador para pós operatório poderá nos auxiliar quando saímos de uma cirurgia, estamos debilitados e precisamos de um período para nos recuperar. É claro que muitas alterações acontecem nos primeiros dias, e por isso, toda ajuda é bem-vinda. Principalmente ajuda especializada e com muitas vantagens.
.